One Body One Live

Exercícios em circuito aumentam a eficiência de resultados em tempo reduzido

24-03-2010 11:51

Treinamento em circuito divide atividades de musculação e exercícios aeróbicos em sequência alternada, aumentando a eficiência de resultados em tempo reduzido

Alternar exercícios de musculação com atividades aeróbicas ajuda a potencializar os efeitos do treino, além de deixá-lo mais dinâmico e atrativo. A fórmula é simples e pode ser obtida com o treinamento em circuito.

O treino demanda pouco tempo e deve ser feito em uma sequência de exercícios dividido em estações, sendo que cada estação deve propor atividades de trabalho muscular ou aeróbicos, com uma série de repetições e carga de acordo com o objetivo de cada praticante.

Cada atividade deve ser executada alternadamente, de maneira que, entre cada atividade de musculação, seja realizada uma atividade aeróbica, em um ritmo mais intenso e sem intervalo de descanso entre uma estação e outra.

Os circuitos são, geralmente, divididos em 16 ou 18 estações. Sendo que, em cada estação, pode ser trabalhado de um a até quatro grupos musculares de uma vez.

"Isso pode ser obtido, por exemplo, com o uso de aparelhos de resistência hidráulica, que têm efeito duplo positivo. Em um mesmo aparelho, o praticante pode exercitar dois grupos musculares opostos ao mesmo tempo, como o bíceps e o tríceps", explica a educadora física Catiane Silva, 30 anos.

Por não exigir o uso dos pesos, os aparelhos hidráulicos são movimentados de acordo com o ritmo que o praticante impõe. Dessa forma, é preciso aplicar força tanto para erguer quanto para abaixar o aparelho, proporcionando o treino mais eficiente. Quanto mais rápido for realizado cada movimento, mais esforço ele exigirá dos músculos.

"Ao realizar cada exercício de forma rápida, alternando com atividades aeróbicas e sem intervalo de descanso, a frequência cardíaca será mantida em um ritmo mais elevado, o que resulta em um alto gasto calórico. Assim, 30 minutos de um treino em circuito poderá ser equivalente a uma hora e meia de exercícios feitos em um treino convencional", diz a professora.

A educadora física Ana Paula Terassi, 22 anos, também ressalta o alto gasto calórico obtido pelo treino em circuito. Segundo ela, os exercícios feitos em sequência alternada e sem intervalos ajudam não só no emagrecimento, mas no ganho de massa muscular, definição do corpo e na melhora do condicionamento físico.

"A frequência cardíaca é mantida elevada desde o aquecimento, feito na esteira ou na bicicleta até o fim do circuito, diminuindo durante a execução do alongamento".

por Maria Fernanda Rodrigues

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk