One Body One Live

Pesquisa: corrida e caminhada são as atividades favoritas das brasileiras

07-10-2011 16:19

As modalidades aparecem em segundo lugar, segundo estudo publicado recentemente, quando os homens são incluídos na consolidação dos dados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Recente pesquisa divulgada pela Sport+Markt revela que atletismo, caminhada e corrida juntos formam a categoria de segunda atividade esportiva mais praticada em todo o país, perdendo apenas para o futebol de campo. No caso das mulheres, as modalidades são as mais procuradas.

Corrida de rua Meia Maratona do Rio (Foto: Sergio Shibuya / ZDL))Sucesso da Meia do Rio: em 15 anos aumento em mais de 16 mil inscritos (Foto: Sergio Shibuya / ZDL)

- O agrupamento das atividades corrida, caminhada e atletismo torna o escopo mais amplo. No gênero feminino, essa preferência ocorre em função do acesso a uma atividade simples que é a caminhada e, em um grau mais elaborado, vemos a corrida. Isto acontece pela possibilidade do praticante poder fazê-lo em parques, calçadões e espaços livres, sem a necessidade de ser associado a um clube ou academia - comenta Cesar Gualdani, sócio-diretor da empresa Sport+Markt, sobre os resultados do estudo.

corrida de rua Preferida  (Foto: Getty Images)Mulheres brasileiras preferem praticar corrida e caminhada, segundo pesquisa (Foto: Getty Images)

A pesquisa mostra em números o que é fácil perceber no dia a dia: eventos de corrida cada vez mais cheios, aumento do número de competições para corredores amadores e ruas, parques e ciclovias lotados de pessoas que fazem do prazer da corrida e da caminhada seu esporte predileto.

O crescimento das modalidades corrida e caminhada, segundo Cesar, será mais um ponto positivo na atração de investimentos no país de marcas esportivas, alimentos relacionados à prática e toda a cadeia que envolve ambas as modalidades.

País que ama esporte, mas tem poucos praticantes

Se tomarmos como base o interesse pelas modalidades esportivas através do acompanhamento de esportes na mídia, o brasileiro pratica menos esporte do que ele se interessa."

Cesar Gualdani

Cesar reforça que o Brasil já é um local para investimentos associados ao esporte, mesmo que, segundo a própria pesquisa, ainda grande parte da população afirme não praticar esporte, no caso, 61,6% dos brasileiros.

- Este número é significativamente alto. Se tomarmos como base o interesse pelas modalidades esportivas através do acompanhamento de esportes na mídia, o brasileiro pratica menos esporte do que ele se interessa - observa Cesar.

E, você, já pratica? Se quiser começar é só clicar no Blog Fôlego e acessar o treino especial que o professor José Rubens D’Elia está montando para iniciantes.

- Espero que passe a ocorrer um ciclo virtuoso em relação a conscientização das pessoas para prática de atividades físicas, pois um país que investe na atividade física de seus habitantes, torna-se mais saudável, mais saudável prevenimos doenças e melhoramos a qualidade de vida. Já existe uma movimentação no Brasil para isto, mas é preciso que estes movimentos sejam ampliados para todas as camadas e em todos estados. - diz Cesar.

Saiba mais sobre a pesquisa

Foram entrevistados pouco mais de 46 mil brasileiros ao longo dos últimos 12 meses.

O estudo englobou pessoas a partir dos 16 anos, de ambos os sexos e das classes sócio-econômicas de A a D.

Veja, abaixo, a consolidação do resultado da pesquisa.

Prática de esportes pelos brasileiros

Esporte

Resultado

Não pratica esportes

61,6%

Futebol de campo

11,1%

Caminhada/Corrida/Atletismo

6,5%

Futsal

4,9%

Vôlei

2,9%

Futebol Society

2,8%

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk